quarta-feira, 17 de março de 2010

Onde vivem os Monstros (where the Wild things are)




O Filme todo é facinante, a trilha sonora age perfeitamente sobre a pelicula tão bem elaborada e a atuação de Max consegue converncer que tudo ali é de verdade. As uma hora e meia de filme passaram sem que eu se quer notasse. RECOMENDO MUITO!

O nome do filme ja mostra o ar metaforico que esse filme tem.
Complexamente literal na verdade, ele explora a imaginação, somado sentimentos e realidade, mostrando tanto o lado terno de amizada da familia e de como nos relacionamos com nossos sentimentos, como tambem mostra o lado mais "monstro" de cada um.

Vemos o garoto Max, que eu acredito esta passando de criança pra adolecente encontrar dificuldade em se expressar e se identificar com as pessoas ao seu redor.

Max parece solitario, buscando conforto em casa. O roterista/diretor se preoculpa o suficiente pra nos fazer acreditar que existe uma relação previa de amizade entre Max e sua irmã e ela mudou e isso o deixa mais solitario ainda por esse ponto de vista. Isso fica claro na cena que a irmã sai com os amigos e eles o maxucam e ela nao querendo perder o estatus de legal nao o ajuda.

Depois ele procura atençao e compreenção com a mãe, que esta cuidando de assuntos pessoas (namoradeira) e acaba perdendo a paciencia quando Max sobe na mesa e diz "Mulher, me dê comida!!". Essa serie de eventos que sao dificeis de entende para uma criança (e, devo dizer, o mundo das crianças faz muito mais sentido) acabam levando Max a sua jornada na ilha onde vivem os monstros.

Ele segue em busca dessa aventura de auto-conhecimento e os "monstros" tem uma caracterização espetacular (personalidades liricas como dos deuses gregos). Acho que a aquipe encarregada de criar os monstros esta de parabens.

Quando ele chega na ilha acaba espiando um surto de carol, um bixo grandalhao e chufrudo com a cabeça maior que tudo. Nao demora nada e ele se identifica com o temperamental monstrengo.

Carol esta distruindo coisas. Enquantos os outros monstros reclamam do seu acesso de raiva, Max, rapidamente e corajosamente, decide ajudar por notar q todos os outros deram as costas a Carol, Max se sente do mesmo jeito, o mundo contra ele. Os bichos entao se juntam pra decidir se vao comer Max ou nao. Max, com medo, inventa uma historia e acaba virando rei. Todos ficam contentes, ate a mostrenga invejosa Judith.
Depois nós ouvimos falar de KW, uma monstra (feminina?) q tem algum tipo de relação complicada com Carol (amor?); prefiro nao entrar em razões filosoficas pra esse relacionamento.

Max e os monstros entao começam a se divertir. Constroem um lar (uma arquitetura linda) e KW volta a ficar junto a todos o que representa coisas boas. A cena deles dormindo todos em um montinho é muito legal.
Parece que todos querem a atenção de Max isso é bom, ate começarem a ficar insatisfeitos por que Max nao agrada a todos e nem trata todos da mesma forma.
Em uma brincadeira de guerrinha que Max inventa eles precisam definir os mocinhos e os bandidos e Max se precipita em rotular todos. Isso acaba em um conflito que deixa
os mosntrosAlexander e Douglas maxucados e tras desarmonia.
Max busca KW por apoio, que mostra seus amigos secretos (duas corujas) que sao supostamente as coisas mais legais e inteligentes, mas que so piam e Max e Carol sao os unicos que nao intendem os piados.
Carol, por ciumes de KW, briga com Max e amea
ça comer ele. Max foge e encontra abrigo em KW que ja nao esta mais vivendo entre os outros.
KW engole Max pra o esconder de Carol e conversar com ele.
Max percebe q quer voltar pra casa.
Uma cena de despedida linda quando Carol nota q vai sentir falta de Max e corre pra ve-lo antes dele partir e chega quando ele ja esta no mar. Ele uiva pra Max e Max uiva de volta.

O final vocês ja sabem, mamãe, casa e jantar na mesa.
O que fica desse filme sao as imagens maravilhosas e a atuação BRILHANTE de Max Record (esse é o nome do Ator que interpreta Max, fato). Tambem me deixou refletindo sobre atitudes que tomo e como é bom ser criança, queria poder voltar e reviver a infancia.

Spike Jonze é o diretor e co-roterista ( o mesmo escritor de alguns apsodios de Jackass acredite se puder, e produtor dos filmes ), mas Jonze tambem tem clipes de Bjork no seu curriculo, entao fica o dito pelo nao dito. Ele escreveu o roteiro junto com Dave Eggers baseado num livro infantil de Maurice Sendak (um livro infantil de gravuras).


Atuação: (*********) 9* Max é FODA merece 10* na verdade.

Direção: (********) 8* Spike Jonze (Spike é potencial puro, mas algumas cenas ficaram confusas)

Visual: (**********) 10* Os monstros e o cenario sao lindos!!

Som: (*********) 9* vale assistir de novo e prestar atençao nas musicas ; ]

Historia: (********) 8* o que se pode fazer com um livro sem palavras, levando isso em conta é 10*

Divulgação: sem nota, mas boa.
Cartaz: (*******) Razoavel
Trailer: (**********) 10* O trailer consegue captar o sentimento do filme e impolgar pra ver sem entregar detalhes.
Extra: (*********) 9* Me fez lambrar a infancia e me sentir bem, bom tempo de filme e narração coesa e filosofica.

DOWNLOAD:
ONDE VIVEM OS MONSTROS > http://www.megaupload.com/?d=61A4V6RE

Um comentário:

comenta ae :]