terça-feira, 13 de abril de 2010

Camille






Acabo de ver o filme Camille escrito por Nick Pustay (sim, o credito vai todo pro roterista e pros atores)

Não sei bem o que dizer. Minha visão critica aponta tantas falhas no roteiro, na trama, na lógica da realidade do próprio filme. O diretor (Gregory Mackenzie ) não demonstra nenhum talento alem do obvio. Diria que se olharmos o filme sem som, apenas imagens, teríamos arte sem foco, por sinal, durante o filme, mesmo com som, passa a mesma impressão. Eu sou obrigado a não aconselhar o filme, mas atiço a curiosidade pois no final o filme conseguiu me emocionar. Talvez a atuação sempre brilhante de James Franco (ator foda), Sienna Miller que sempre consegue me agradar ou o icônico David Carradine (o Bill de kill Bill que morrei enforcado no próprio pênis ( pesquisem no google ) acabou sendo um filme sensível e emocionante, mesmo sendo fraco e nem um pouco bom. Não é fácil de entender. Deixo a critério de vocês. Mas tem que gostar de coisas alternativas e viajadas, ignorar a realidade e ter visto My blueberry nights. Sei lá.


No inicio somos introduzidos aos personagens Silas e Camille (Sienna Miller) e o filme deveria se chamar “Silas e Camille” ou algo assim, afinal é sobre os dois. O personagens Silas James Franco interpreta magnificamente, um cara do bem que só faz besteira a vida toda. Já Camille não consegue ver nada fora do próprio mundinho.


Somos imediatamente transportados para a realidade surrealista retro modernista com tendências texanas do casar. Depois esse senso de realidade vai tomar proporções mais exageradas.

James Franco esta pra casar com a mulher mais tagarela do mundo. Ela é a sobrinha minada do xerife da cidade, Sheriff Foster (Scott Glenn). Silas se sente obrigado a casar com a ingenua Camille pois sua situação é delicada perante a lei. Ele acabou de sair da prisão e Camille não sossegara ate ficar com ele, mesmo que tudo aponte o contrario.


Se você esta esperando uma grande mudança de personalidade perante seus olhos durante o filme, tanto Camille aprendendo sobre a vida quanto Silas ficando mais gentil e apreciando as coisas, bem, acho que não é como funciona, apesar de ser exatamente isso. O único jeito de não achar a coisa toda forçada é se levarmos em conta que Silas não mudou, ele tinha aquele amor por ela o tempo todo, mas não se deixava gostar. Pois quando o lance deslancha é como se já estivesse rolando a muito tempo e o espectador não estivesse acompanhando.


Vamos a trama, que eles estão indo em lua de mel, Camille quer realizar seu maior sonho de ver as cataratas do Niagara. Silas deixa claro pra nós espectadores e pra Camille que não agüenta ela. Eles viajam numa daquelas motos com um acento encaixado do lado. Na primeira parada em uma lanchonete encontram Bob o cowboy (David Carradine; o Bill de Kill Bill), este deveria ser marcante dês de já, mas realmente achei que ele era um tarado qualquer nesse ponto do filme.

O desenrolar a partir de agora é quase fútil e parece outro filme, o casal sofre um acidente (Ela continua de vestido de noiva Deus sabe por que), Franco corre para pedir socorro e lembra que não podia esta viajando pois esta de condicional e tudo dá erra por que Camille morre.

Quando ele volta a cena do acidente Camille aparece bem e feliz da vida.


Entre a noiva cadáver, um bad boy bonzinho, beijos na chuva, cavalos azuis, banho de formol, personagens que não tem objetivo (a mulher que cumprimenta Bob como se tivesse um lance romântico, por exemplo), perseguições em ritmo de tartaruga, alguma coisa passou, pois fiquei emocionado no fim. Os pontos altos do filme são o começo, quando Silas empurra o chefe na pscina (podia ter sido mais enfatico) e o final quando chove aroz (muito interessante como o filme se solta e se prende como um ciclo).

Acho que quando o filme (ou o diretor) TENTA forçar um sentimento ou imagem iconica, ele falha, mas quando a imagem é simples e é aquilo que tem que ser mesmo, PONTO POSITIVO, sai coisa boa. O simples funciona quando a ideia ja é exagerada.

Um comentário:

  1. Pois é.. vim aqui especialmente por causa desse filme..
    procurei feito um louco na net alguma resenha sobre e nada.. exceto uma em inglês, essa aqui é a única feita sobre o filme...
    ainda nem li sua resenha...

    mas só queria dizer pra você continuar com o blog, no início é difícil mesmo... quase ninguém comenta.. na verdade, nem comentário tem...

    mas enfim.. eu vou adicionar aos meus favoritos aqui...

    conforme for assistindo filme, compartilhe conosco!

    até!

    ResponderExcluir

comenta ae :]