terça-feira, 13 de abril de 2010

Star Trek - Jornada nas estrelas (a nova geração)







Se alguém precisava de alguma prova dos talentos quase sobrenaturais de J.J. Abrams “Star Treck” fala por si. Um diretor experiente, produtor de extrema excelência, diria que o maior produtor da nova geração (cloverfield, LOST, Fringe) como se fosse possível ser mais talentoso ele consegue exceder como roteirista e cineasta. Ele entende tudo ao seu redor e orquestra as cenas e acontecimentos de forma tão bem planejada que passa aquela sensação de que é vida real, ou seja, mais coisas acontecem com os personagens alem do que podemos ver, chama-se “profundidade”. Não é só o aprece, faz seu papel e desaparece, existe lógica e coesão. Antes que eu perca todo o post declamando meu amor platônico por J.J. Abrams vou dizer “STAR TREK MOSTRA O QUE É UM FILME DE VERDADE, UM CLASSICO."
Os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman fazem do filme algo para virar ponto de referencia em criação de cenario de ação, basta observar como tudo funciona, graças a um roteiro bem feito, detalhado e provavelmente bem acabado. Quase visual, tenho certeza.

O verdade ilusionismo do cinema é tornar tudo surrealmente real, ou seja, tornar o impossível visualmente possível. Criar personagens não é só pensar neles, é dar vida a eles. Em star Trek (apenas salientando, estou me referindo ao de 2009) sentimos os personagens, a química entre a equipe, o cuidado com o produto final e todo o processo.
O processo é a coisa mais importante, imagine levar com seriedade a seleção de elenco, de tecnologia aplicada, de câmeras, de foco, de efeitos de câmera, de composição de cores, direção de cena, direção de linguagem corporal, cenário, edição, divulgação; fôlego que a lista é grande. Pois sinto Star Trek como um filme completo á lá Steven Spielberg.

Começamos com a construção narrativa dos sub-plots, ou seja, a historia e apresentação dos personagens, onde ao mesmo tempo somos apresentados ao grande mistério do filme, primeiramente uma pincelada.
Cada um dos principais personagens que aparecem parecem poder carregar ate seus filmes solo se fosse viável.
Cris Pine como capitão Kirk (não sei o original, mas esse é um aventureiro com espírito rebelde que gostamos de cara), Zachary Quinto como Spok não convence de cara, mas logo comprova o talento que tem (ou talvez a boa mão de Abrams). O resto do elenco, que inclui a musa Zoe Saldanha como Nyota Uhura não faz por menos e maximiza o potencial de ser secundário.

Os efeitos visuais me convenceram e a historia é firme e fiel ao próprio universo. Me pareceu tudo muito bem explicado e para a surpresa de todos que sabem como sou NERD, eu nunca havia visto NENHUM Star Trek. Poisé. Nunca mesmo, e achei que não ia compreender muita coisa, mas senti como se compreendesse tudo. Bom pra quem quer conhecer, depois do filme fiquei com muita vontade de ver TUDO.

O inicio do filme é dramático e cede lugar pra o que vem a seguir. Depois somos transportados para a terra e conhecemos a biodiversidade do futuro da realidade alternativa do filme (com direito a piadinhas e mulheres seminuas verde). Depois conhecemos um pouco do contexto político e econômico (nem tanto) do universo em questão e os sonhos e realizações dos aventureiros. Todos a seu modo outcasts.

No fim eu ate fiquei tenso e empolgado. Mal posso esperar pelo próximo (só em 2012, tem ate o Filme dos Vingadores antes), mas paciência é a maior virtude do amante do cinema. Paciencia, mente aberta e criatividade. Compreenção NÃO, se podia ser melhor DEVERIA ser melhor. Mas contextualização talvez (ver orçamento e recursos). No mais ASSISTAM STAR TREK com pipoca e refrigerante, se não num cinema, em um home theater com som surround e uma tela bem grande pra ver os efeitos visuais e tentar entender todas as sacadas NERD. Se possível em Blue Ray.

Divirtam-se Crianças.

Um comentário:

  1. Bom filme mesmo! também não tinha visto nada de star trek antes.. (mas sempre me amarrei em Star Wars.. e não assistia esse por preconceito, por achar que seria tipo uma cópia.. nada.. nada a ver.. filme é outra história, outro contexto!)

    Vale a pena!

    ResponderExcluir

comenta ae :]