terça-feira, 7 de abril de 2015

The Nightcrawler (2014) - Dan Gilroy



Alguns filmes nos fazem rir ou se emocionar, "The nightcrawler" explora a angustia e tensão emocional.

Esse é um filme bastante "egocêntrico". O personagem principal, Louis Bloom (interpretado por Jake Gyllenhaal), é um psicopata sem sombra de duvidas. Sempre que lemos um livro ou assistimos um filme, estabelecemos uma identificação empática com os personagens. Seguir alguém como Luis Bloom, em situações que testam a "humanidade" individual e ver ele não se importar com a dor ou sofrimento, trás a tona o nosso pior, e deixa o expectador tenso, querendo agir diferente sobre as circunstancias.

Em outro nível, seguramos filme na cadeira temendo que o protagonista seja pego por sua ousadia. Invadir uma cena sangrenta de homicídio e agir como apenas um trabalho, parece que estamos de cúmplices em algo que pode não ser ilegal, mas parece errado. Esse questionamento é levantado no filme.

Sempre digo, os detalhes fazem um filme bom se tornar um filme ótimo. Vemos Louis Bloom colocando água em sua planta repetidas vezes, talvez ele se identifique mais com a planta, que com as pessoas. Todos os diálogos são pontuais e fluidos. É sempre bom ver o filme acertar no tom que propõe.

Vale ressaltar que foi a estreia de Gilroy como diretor, mas ele já tem filmes como "Real Steel" (2011) e "Two for the money" (2005) no currículo de roteirista.

Essa atuação de Gyllenhaal em personagem distante e diferente, alguém sem identificação com as pessoas e que conhece o comportamento social, mas decide que não gosta, já é conhecida desde "Donnie Darko" (2001). Convenhamos que ele faz muito bem.

No final das contas, é um filme que vale a pena, mas precisa de um preparo emocional.
A fotografia e a trilha sonora conversam muito bem e os personagens secundários são muito bem trabalhados. A psicopatia do protagonista so funciona por conta do contraste com os outros ao seu redor, bem humanos, cheios de defeitos e qualidades.

********** (10)
/Tensão.
[cumpre o que propões]

https://www.youtube.com/watch?v=X8kYDQan8bw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comenta ae :]